A proprietária do Facebook, a Meta Platforms, superou as estimativas dos analistas para receita e lucro do terceiro trimestre, mas alertou nesta quarta-feira sobre uma “aceleração significativa” nas despesas de infraestrutura relacionadas com inteligência artificial no próximo ano.
Os resultados emitiram sinais mistos para investidores sobre se as vendas de anúncios digitais do núcleo de redes sociais da Meta continuarão cobrindo o custo de sua enorme expansão em IA.
As ações da empresa, com sede em Menlo Park, Califórnia, caíam 2,9% nas negociações após o fechamento.
“A Meta precisa provar que consegue continuar cobrindo seus custos com IA à medida que eles aumentam no próximo ano e qualquer fraqueza em seu principal negócio de anúncios pode deixar os investidores nervosos, já que eles aguardam retorno das apostas da Meta em IA”, disse Jasmine Enberg, principal analista da Emarketer.
Como seus pares do setor de tecnologia, a Meta investiu pesadamente em data centers para capitalizar na onda de IA generativa. No entanto, ao contrário dos provedores de serviços de nuvem, a Meta não espera lucrar com esses investimentos de imediato, o que a torna mais sujeita ao escrutínio dos investidores em relação aos gastos.
O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, reconheceu em uma teleconferência com analistas que mais gastos com infraestrutura “talvez não seja o que os investidores queiram ouvir no curto prazo”, mas disse que a empresa continuará a investir.
“Acho que as oportunidades aqui são realmente grandes”, disse ele.
Zuckerberg acrescentou que o Meta AI, um assistente de chatbot de IA generativa que pode gerar imagens e responder a perguntas, tem agora mais de 500 milhões de usuários ativos mensais. Isso representa um salto substancial em relação aos 400 milhões de usuários que, segundo a empresa, estavam usando o Meta AI em sua última divulgação, em setembro.
A maior empresa de redes sociais do mundo manteve os custos sob controle no terceiro trimestre, com despesas totais de 23,2 bilhões de dólares e gastos de capital de 9,2 bilhões de dólares. Ela também projetou um cenário de despesas ligeiramente melhor para o ano, reduzindo sua previsão total de despesas para 96 bilhões de dólares ante a 98 bilhões de dólares.
No entanto, em seu comunicado de imprensa, a Meta advertiu sobre “uma aceleração significativa no crescimento das despesas de infraestrutura no próximo ano, uma vez que reconhecemos crescimento maior na depreciação e nas despesas operacionais da infraestrutura expandida”.
Os investidores têm se mostrado ressabiados com os gastos da Meta nos últimos meses. Suas ações caíram em abril após a divulgação de uma previsão de despesas mais alta do que o esperado, eliminando 200 bilhões de dólares de seu valor de mercado.
Isso interrompeu uma sequência de trimestres fortes para a Meta, que se recuperou de uma crise de queda nos preços das ações em 2022 reduzindo sua força de trabalho, aproveitando o entusiasmo dos investidores com a IA e emitindo seu primeiro dividendo no início deste ano.
As ações da empresa subiram cerca de 67% até o momento neste ano.
Os lucros da Meta foram divulgados após resultados encorajadores de empresas líderes de publicidade digital, como Alphabet e Snap, que superaram as estimativas de receita do terceiro trimestre na terça-feira, graças, em parte, ao aumento nas vendas de anúncios assistidos por IA.
A Meta reportou um lucro de 6,03 dólares por ação no terceiro trimestre, em comparação com as estimativas de 5,25 dólares por ação, de acordo com dados compilados pela LSEG. A receita do terceiro trimestre foi de 40,59 bilhões de dólares, superando a estimativa dos analistas de 40,29 bilhões de dólares.
A empresa também projetou uma receita entre 45 bilhões de dólares e 48 bilhões de dólares para o quarto trimestre, em comparação com a estimativa dos analistas de 46,31 bilhões de dólares, segundo dados da LSEG.
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