Por infomoney
Com dados econômicos que mostram fraca demanda, expectativa é que governo anuncie novas medidas
Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta quinta-feira, após divulgações de dados na China levarem a esperanças renovadas de mais estímulos no segundo trimestre para sustentar sua economia, que é a maior consumidora mundial do minério.
O contrato mais negociado de setembro do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 1,29%, a 826 iuanes (US$ 114,14) a tonelada.
O minério de ferro de maio, referência na Bolsa de Cingapura, subiu 1,12%, a US$ 107,9 a tonelada.
O índice de preços ao consumidor (IPC) da China cresceu 0,1% em março em relação ao ano anterior, mas caiu 1,0% em relação ao mês anterior, mostraram dados do Escritório Nacional de Estatísticas.
O índice de preços ao produtor (PPI) caiu 2,8% em março em relação ao ano anterior, ampliando uma queda de 2,7% em relação ao mês anterior.
Ambos os conjuntos de dados mantiveram a pressão sobre os formuladores de políticas para que lançassem mais estímulos, já que a demanda permaneceu fraca.
Além disso, a economia da China deve crescer 4,6% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior -o ritmo mais lento em um ano, apesar dos sinais preliminares de estabilização -, segundo uma pesquisa da Reuters na quinta-feira.
que sustenta os preços do principal ingrediente da siderurgia são as expectativas persistentes “de melhora no consumo em meio ao aumento da produção de metais quentes e a competitividade persistente dos custos em relação à sucata de aço”, disseram analistas da Hongyuan Futures em uma nota.
Algumas siderúrgicas aceleraram o ritmo de aumento de sua produção em meio à melhora da demanda e das margens do aço, de acordo com analistas da Citic Futures.
Outros ingredientes de fabricação de aço na bolsa de Dalian registraram ganhos, com o carvão metalúrgico e o coque subindo 2,92% e 3%, respectivamente.
“O recente ganho de preço no mercado está mais relacionado a fatores macroeconômicos e mais a uma recuperação impulsionada pelo sentimento”, disse Cheng Peng, analista da Sinosteel Futures, com sede em Pequim, acrescentando que a força da recuperação da demanda downstream acabará por decidir quanto tempo a recuperação durará.
Por Infomoney